Indaial recebe na próxima semana, a partir de 1º de novembro, uma comitiva do Parlamento Europeu que irá avaliar as boas políticas públicas implantas na gestão municipal, quando o Município pleiteia o título de Cidade Sul-Americana do Desporto.
A comitiva será composta por cinco integrantes da Aces Europe, Ministério dos Esportes do Parlamento Europeu: Gian Francesco Lupattelli (Presidente); Nuno Pedro Brás dos Santos (Diretor-Geral); Mário José Gomes Gouvea (Comissário); Paulo César Prata Teixeira (Comissário); Lukas Vorel Adams (Diretor Aces Eslovênia). Também está prevista a estadia no Município do Secretário Nacional de Esporte de Alto Rendimento, Bruno Bezerra de Menezes Souza.
Os representantes do Parlamento ficarão em Indaial até o dia 7 de novembro. Durante o período conhecerão as ações desenvolvidas no Município, bem como estrutura, nas áreas esportiva, cultural, educacional e turística. A visita também contará com um tour pela região.
“O esporte está interligado com diversas áreas, educação, saúde, cultura, mobilidade e segurança. Não se faz nada sozinho. Tudo isso é trabalhado de forma interligada em Indaial. A vinda da comitiva europeia será uma oportunidade para mostramos pessoalmente todos os programas executados e nossa infraestrutura, dando credibilidade ao prêmio pleiteado. Este selo de qualidade nos traz a oportunidade de avançarmos na cidade em todos esses aspectos e assim atingir o propósito principal que é proporcionar qualidade de vida aos indaialenses”, afirma o prefeito, André Moser.
Sobre o Prêmio
Há mais de 20 anos, uma parceria entre o Parlamento Europeu e a Aces Europe premia cidades e capitais europeias pela excelência em seus programas, projetos, eventos e planejamentos voltados para diversas políticas públicas implantadas. A Aces é o Ministério dos Esportes do Parlamento Europeu, que tem também a Unesco como forte parceiro.
Em 2022 o Prêmio chegará à América do Sul e irá homenagear, em Bruxelas, na Bélgica, dois Municípios de diferentes Estados no Brasil. A Aces Internacional, em parceria com a Secretaria Nacional de Esportes do Brasil, indicam as cidades para representar o País. Além de Indaial, está na lista a cidade de Santo André (SP).
Indaial é uma das cidades selecionadas para conquistar o Prêmio pelas ações executadas no esporte de base, rendimento e educacional, nas atividades proporcionadas à comunidade, na integração com outras áreas e na infraestrutura esportiva do Município, com ênfase no Programa de Iniciação Esportiva e Rendimento Semente.
“O Parlamento Europeu preza pela qualidade de vida proporcionada às pessoas através do esporte. O Programa de Indaial tem essa finalidade, pois atende desde crianças, até jovens e adultos, além de idosos e deficientes”, ressalta o diretor-executivo da Fundação Municipal de Esportes, Ademir Packer.
Em breve Indaial também contará com a implantação de um Núcleo de Base para o Esporte de Alto Rendimento - modalidade Handebol, projeto-piloto do Ministério da Cidadania.
Programação da comitiva em Indaial
01/11 (segunda)
17h: Chegada em Indaial
02/11 (terça)
Durante o dia - Roteiro gastronômico em cidades vizinhas
17h: Visita à Sede do Grupo Escoteiros Duque de Caxias
03/11 (quarta)
9h: Recepção à Comitiva Aces no prédio da Prefeitura; apresentação do Programa Semente e do Turismo (Indaial na Rota da Natureza)
14h30: Educação (visita à EBM Professora Maria da Graça dos Santos Salai, maior escola localizada na área urbana do Município, e EBM Encano Central, situada em área rural)
17h30: Visita Casarão da Colina – Casa do Professor e Espaço Educa +
04/11 (quinta-feira)
10h: Reunião com empresários (Associação Empresarial de Indaial)
15h30: Coletiva de Imprensa (Salão Nobre – Prédio da Prefeitura Municipal)
17h30: Fundação Indaialense de Cultura – FIC (visita ao Casarão que incentiva as expressões culturais da cidade e região)
05/11 (sexta-feira)
09h30: Defesa do Dossiê (Salão Nobre – Prédio da Prefeitura Municipal)
14h30: Visitas em Parques e Praças (estruturas esportivas)
19h30: Noite de Gala (Sociedade Recreativa Indaial)
06/11 (Sábado)
10h: Inauguração Praça Bairro Benedito em homenagem à passagem da Comitiva Aces
11h: Eventos - Centro Esportivo Bernardo Pisetta
14h30: Eventos - Centro Esportivo Bernardo Pisetta
20h30: Eventos - Parque Municipal Jorge Hardt
07/11 (Domingo)
10h: Despedida da Comitiva Aces
Cadastre seu email e receba nossos informativos e promoções de nossos parceiros.
Abertura do Junho Verde 2026 reúne comunidade em ações de conscientização ambiental
Prefeitura de Timbó abre inscrições para vagas de estágio remunerado
Pela primeira vez na história, Timbó conquista o Selo Diamante de Referência em Atendim...
Desenvolvimento Social de Indaial homenageia famílias acolhedoras
ROMAN RAITER - JUSTIÇA AO OASE