Janete Krueger analisa "O conforto no Retrofit"

Por Maurício dos Santos 08/09/2023 - 09:18 hs

Já fizia Voltaire, "essencial é se sentir bem". E não há nada mais moderno e necessário no mundo atual do que promover bem-estar e felicidade ambiental. Aliada a inovação e tecnologia, a Arquitetura evolui na medida que oferece bem-estar ao morador e consumidor.

Já ouviu falar sobre o conceito de conforto ambiental? Trata-se da forma que podemos descrever o nível de satisfação de um ser humano dentro de um espaço. A qualidade de uma obra atualmente é medida pelo nível de satisfação do cliente.

Falando de saúde. um ambiente confortável é promotor de bem-estar, avaliando mente, corpo e espírito. Nossas emoções estão intimamente ligadas e co-relacionadas ao ambiente em que vivemos ou trabalhamos.

O ambiente influencia diretamente a saúde e a qualidade de vida. Estudos e pesquisas científicas sobre as condições térmicas, acústicas, luminosas e energéticas trazem alternativas e transformam os ambientes mais salubres em adequados luminosa, acústica e termicamente.

RETROFIT É CONFORTO E MODERNIZAÇÃO!

E o que seria do Retrofit senão um aliado ao nível de modernização e qualidade ? Modernizar significa evoluir um ambiente, inovar um processo de acordo com as necessidades deste novo tempo. O conforto é sagrado ao nível de satisfação do cliente.

"A sensação de satisfação em determinado ambiente é proporcionada por boas condições psicológicas, acústicas, visuais, térmicas, ergonômicas, entre outros fatores" analisa a arquiteta e design de interiores Janete Krueger.

A construção civil é uma das indústrias mais importantes do mundo, mas também é responsável por uma grande quantidade de desperdício de materiais e consumo de energia. O mercado da construção exige o conceito conforto.

Diante desse cenário, o retrofit surgiu como uma solução sustentável e econômica para melhorar a eficiência energética e prolongar a vida útil de edifícios existentes. Todavia, é preciso envolver o conforto na lista de prioridades.

Ao envolver a modernização de edifícios antigos por meio da atualização de sistemas elétricos, hidráulicos, de iluminação, estrutural, entre outros, o retrofit conquista repaginar uma obra.

O objetivo é, sim, melhorar o conforto dos usuários, mas também reduzir os custos operacionais e de manutenção. Ainda de acordo com Janete Krueger, "há também o compromisso de diminuir o impacto ambiental do edifício sem descaracterizar o conceito arquitetônico original". Ou seja, é possível gerar conforto sendo sustentável, ao mesmo tempo que modernizar sem perder a essência.